Existem diversos tipos de psicoterapia e varias abordagens, conhecer e pesquisar é sempre uma boa ideia para ter maiores chances de sucesso nesse processo. Cada linha teórica tem suas particularidades, porem todas propiciam aos indivíduos o alivio de suas angústias e melhora na sua qualidade de vida.
O processo terapêutico faz com que o paciente consiga ter uma percepção mais ampla e abrangente do mundo e das relações, e dessa forma possibilita que situações dolorosas sejam ressignificadas, que ele se conheça melhor e desenvolva suas potencialidades e perceba suas qualidades, levando-o ao crescimento pessoal e promovendo seu bem estar emocional.
O inicio de uma Psicoterapia acontece com uma entrevista inicial onde o paciente traz a tona os motivos que o levaram a buscar ajuda, dentro dessa entrevista também é fechado o contrato onde será definido quantas sessões por semana inicialmente serão necessárias, valores, tempo de duração da sessão, regras para atrasos e faltas, e também é feito o esclarecimento sobre o sigilo profissional.
As principais queixas trazidas para a psicoterapia incluem: depressão, ansiedade, perdas, medos e fobias, timidez, traumas, insegurança, dificuldade nas relações pessoais e profissionais, compulsões, baixa autoestima, e questões emocionais diversas. O mais importante a ser esclarecido é que todos passamos por problemas emocionais em algum momento na vida, desde os mais simples aos mais complexos, isso faz parte do ser humanos, buscar ajuda profissional para lidar com tais problemas pode gerar medo e insegurança pelo preconceito e medo do julgamento do outro. O que precisamos é buscar informação e experimentar o autocuidado, pois cuidar da saúde mental é cuidar para que a vida seja plena e as relações sejam saudáveis.